Conferência Internacional 28, 29 & 30 de Maio de 2025
Workshop 26, 27 de Maio de 2025
Instituto de Comunicação da Nova,
Universidade Nova de Lisboa, ICNOVA-FCSH-UNL, Lisboa.
CAN – Colégio Almada Negreiros & Culturgest
Acerca
A Conferência Internacional CADENCES, ATTENTIONAL MOVES IN THE ARTS AND EVERYDAY LIFE é organizada pelo Instituto de Comunicação da Nova e terá lugar na FCSH, Avenida de Berna, no Colégio Almada Negreiros e na Culturgest em Lisboa.
Terá dupla revisão cega por pares e publicação de artigos selecionados na RCL [Revista de Comunicação e Linguagens].
Resumo
As artes criam modos e mediações específicos que comportam variações da atenção. Há
“afinações da atenção”, se quisermos usar a formulação de Lisa Nelson em Tuning
Scores (2003), que geram cadências, movimentos e intensidades entre diferentes tipos
de foco, de atenção mais ou menos flutuante, mais ou menos desinteressada, ou
distraída. A atenção está sempre em movimento e, segundo Paul Ricouer, está sempre,
mais ou menos, ao serviço de um desejo, de uma intenção, de uma tarefa, de uma
necessidade, de uma volição.
O estudo das variações da atenção nas artes, incluindo na performance, e no cinema,
está também ligado ao modo como vemos o mundo e escolhemos o que queremos
mostrar. A sensibilidade afina-se para poder dar visibilidade a algo que antes se
confundia com a paisagem, destacando-o, ou co-compondo com ela.
Quando escolhemos um recorte, compomos um enquadramento para o que vamos
partilhar. Criamos um excedente que corresponde a tudo aquilo que escolhemos não
mostrar e uma margem, que está dentro do recorte do que é mostrado, mas que não é
reforçada como “o mais relevante”.
É nestas escolhas que podemos observar também, alguns modos de operar que são
comuns entre artes e política. Diversas possibilidades de escolha estão presentes entre
aquilo que se considera relevante ver e dar a ver, e aquilo que é deixado de fora da
atenção com as suas consequentes implicações.
Aquilo que não vemos (ou ouvimos, ou cheiramos) da figura/fundo, do contexto e foco,
do movimento, arrastamento ou borrão é muito amplo e demanda uma grande
“musculação da atenção” para que seja possível jogar, partilhar, e viver as artes, as
ciências, e os quotidianos em comum.
A palavra “cadências”, por seu lado, comporta uma dimensão processual e dinâmica
que não se relaciona apenas com modulações e ritmos, mas também com quedas.
“Cadere”, palavra que tem a mesma origem de “cadência”, contém a ideia de queda.
Podemos cair dentro, ou fora, de um determinado tipo da atenção, de uma curiosidade,
de uma paixão. Podemos flutuar na atenção por meio de quedas, como acontece no surf,
ou no Contacto Improvisação. Essas possibilidades descrevem bem o modo como
vivemos em constante “improvisação”.
Consultar aqui para aceder ao texto completo.
Oradores principais
Yves Citton (Université Paris 8 Vincennes-Saint Denis),
Bojana Cvejić (Oslo National Academy of Arts),
Jonathan Burrows (Centre for Dance Research Coventry University),
Carla Fernandes (ICNOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa).
Bojana Cvejić e Jonathan Burrows apresentarão uma comunicação partilhando a sua investigação sobre a coreografia como sentimento e a relação do fazer sequenciado com novas perspectivas sobre a relação entre movimento e perceção.
Chamada de trabalhos
Aceitamos propostas sobre movimentos da atenção ligados às artes e à vida quotidiana. Convidamos académicos, investigadores, artistas e curadores a submeter propostas para uma apresentação presencial de 20 minutos em inglês ou português.
Tópicos sugeridos (podem incluir, mas não estão limitados a):
– Atenção tecnogenética.
– Afinação da atenção.
– Movimentos da atenção.
– Mediação da atenção.
– Roubo da atenção e défice de atenção.
– Artes.
– Artesanato, artesanias e oficinas.
– Estudos de performance.
– Performance e cognição.
– Dramaturgias da atenção.
– Atenção, afeto e cuidado.
– Atenção transindividual e comunidade.
– Performatividade da atenção.
– Estudos queer.
– Estudos de género e feministas.
– Estudos negros e estudos raciais.
– Estudos sobre a deficiência.
Registo
Conferência
Entrada livre
O programa será disponibizado em breve.
Workshop com Bojana Cvejic / Jonathan Burrows
Profissionais da dança e da performance: €60
Directrizes das propostas
As propostas devem incluir:
Título da proposta; Identificação do autor (nome, filiação institucional, país e correio eletrónico); Temas da conferência e 3 a 5 palavras-chave. Resumo alargado (300 – 500 palavras), 1 ou 2 imagens (opcional), Referências (3 a 5), Breve biografia (150 palavras no máximo).
As propostas devem ser enviadas em formato PDF por correio eletrónico para: cadencesattentionalmoves@gmail.com
Sítio Web da conferência: http://cadencesattentionalmoves.fcsh.unl.pt
Os textos e as apresentações devem ser entregues em inglês ou português.
Processo de seleção
As propostas podem ser apresentadas até 31 de Janeiro de 2025.
As propostas são avaliadas por uma revisão por pares em dupla ocultação.
A nota de aceitação será enviada até 24 de fevereiro de 2025.
Data limite de inscrição: 24 de março de 2025.
Uma seleção das comunicações da conferência será incluída na RCL [Revista de Comunicação e Linguagens], a publicar em 2026 pelo Instituto de Comunicação da Nova, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
As instruções para a publicação dos artigos completos serão enviadas diretamente aos autores selecionados.



Apoio financeiro de FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia – Portugal), referencia FCT UIDB/05021/2020, sob os auspicios da unidade de investigação ICNOVA.
Imagem de fundo: Versão editadas de Etienne-Jules Marey’s, Un coup de marteau, chronophotographie sur plaque fixe, circa 1895