Conferência Internacional 28, 29 & 30 de Maio de 2025
Workshop 26, 27 de Maio de 2025

 

Instituto de Comunicação da Nova,
Universidade Nova de Lisboa, ICNOVA-FCSH-UNL, Lisboa.
CAN – Colégio Almada Negreiros & Culturgest

Acerca

A Conferência Internacional CADENCES, ATTENTIONAL MOVES IN THE ARTS AND EVERYDAY LIFE é organizada pelo Instituto de Comunicação da Nova e terá lugar na FCSH, Avenida de Berna, no Colégio Almada Negreiros e na Culturgest em Lisboa.

Terá dupla revisão cega por pares e publicação de artigos selecionados na RCL [Revista de Comunicação e Linguagens].

Resumo

As artes e as práticas artísticas criam modos e mediações específicas que comportam variações da atenção. São “afinações da atenção”, se quisermos usar a formulação de Lisa Nelson em Tuning Scores (2003), que geram cadências, movimentos e intensidades entre diferentes tipos de foco, mais ou menos flutuantes, de atenção mais ou menos desinteressada ou distraída. A atenção está sempre em movimento e, segundo Paul Ricoeur, está sempre, mais ou menos, ao serviço de um desejo, de uma intenção, de uma tarefa, de uma necessidade ou de uma volição.

O estudo das variações da atenção nas artes, incluindo a performance e o cinema, está também ligado à forma como vemos o mundo e escolhemos o que queremos mostrar. A sensibilidade afina-se para poder dar visibilidade a algo que se confundia com a paisagem, destacando-o ou co-compondo com tal.

Quando escolhemos um recorte, um enquadramento para aquilo que vamos partilhar, criamos um excedente – tudo o que escolhemos não mostrar -, e uma margem – o que está dentro do recorte do que é mostrado mas não é reforçado como “o mais relevante”.

É nestas escolhas que podemos observar, também, alguns modos comuns entre arte e  política – a escolha entre aquilo que se considera relevante ver e dar a ver, e aquilo que é deixado de fora da atenção, com as suas consequentes implicações.

Aquilo que não vemos (ou ouvimos ou cheiramos) da figura/fundo, contexto e foco, movimento, arrastamento ou borrão é muito amplo e demanda uma grande “musculação da atenção” para que seja possível jogar, descrever, viver, nas artes, nas ciências e nos quotidianos comuns.

A palavra “cadências” por seu lado comporta uma dimensão processual e dinâmica que não se relaciona apenas com modulações e ritmos mas também com quedas. “Cadere”, a palavra que está na origem de “cadência”, contém a ideia de queda.

Cair dentro ou fora de um determinado tipo de atenção, de uma curiosidade, de uma paixão; ou flutuar na atenção por meio de quedas, como no surf, ou no Contacto Improvisação, descreve bem o modo como vivemos em constante improvisação.

Consultar aqui para aceder ao texto completo.

Oradores principais

Yves Citton (Université Paris 8 Vincennes-Saint Denis),

Bojana Cvejic (Oslo National Academy of Arts),

Jonathan Burrows (Centre for Dance Research Coventry University),

Carla Fernandes (ICNOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa).

Bojana Cvejić e Jonathan Burrows apresentarão uma comunicação partilhando a sua investigação sobre a coreografia como sentimento e a relação do fazer sequenciado com novas perspectivas sobre a relação entre movimento e perceção.

Chamada de trabalhos

Aceitamos propostas sobre movimentos atencionais ligados às artes e à vida quotidiana. Convidamos académicos, investigadores, artistas e curadores a submeter propostas para uma apresentação presencial de 20 minutos em inglês ou português.

Tópicos sugeridos (podem incluir, mas não estão limitados a):

– Atenção tecnogenética.

– Afinação da atenção.

– Movimentos da atenção.

– Mediação da atenção.

– Roubo da atenção e défice de atenção.

– Artes.

– Artesanato, artesanias e oficinas.

– Estudos de performance.

– Performance e cognição.

– Dramaturgias da atenção.

– Atenção, afeto e cuidado.

– Atenção transindividual e comunidade.

– Performatividade da atenção.

– Estudos queer.

– Estudos de género e feministas.

– Estudos negros e estudos raciais.

– Estudos sobre a deficiência.

Registo

Professores / Investigadores: 120 euros

Estudantes: 60 euros

Workshop com Bojana Cvejic / Jonathan Burrows (bailarinos+estudantes de dança): 60

Directrizes das propostas

As propostas devem incluir:

Título da proposta; Identificação do autor (nome, filiação institucional, país e correio eletrónico); Temas da conferência e 3 a 5 palavras-chave. Resumo alargado (300 – 500 palavras), 1 ou 2 imagens (opcional), Referências (3 a 5), Breve biografia (150 palavras no máximo).

As propostas devem ser enviadas em formato PDF por correio eletrónico para: cadencesattentionalmoves@gmail.com

Sítio Web da conferência: http://cadencesattentionalmoves.fcsh.unl.pt

Os textos e as apresentações devem ser entregues em inglês ou português.

Processo de seleção

As propostas podem ser apresentadas até 31 de Janeiro de 2025.

As propostas são avaliadas por uma revisão por pares em dupla ocultação.

A nota de aceitação será enviada até 24 de fevereiro de 2025

Data limite de inscrição: 24 de março de 2025.

Uma seleção das comunicações da conferência será incluída na RCL [Revista de Comunicação e Linguagens], a publicar em 2026 pelo Instituto de Comunicação da Nova, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

As instruções para a publicação dos artigos completos serão enviadas diretamente aos autores selecionados. 

ICNOVA com Texto Laranja com Preto
logo_cores
2022_FCT_Logo_A_horizontal_preto

Apoio financeiro de  FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia – Portugal), referencia FCT UIDB/05021/2020, sob os auspicios da unidade de investigação ICNOVA.

Imagem de fundo: Versão editadas de Etienne-Jules Marey’s, Un coup de marteau, chronophotographie sur plaque fixe, circa 1895